sábado, 10 de abril de 2010

O Programa de Investigação da Ecologia Histórica

Balée, W. 2006. The Research Program of Historical Ecology. Annual Review of Anthropology 35: 75-98.


Palavras-chave: Postulados do núcleo duro, transformação da paisagem, contingência histórica,perturbação mediada por humanos, variedades de espécies e invasões biológicas.

Introdução

Ecologia Histórica é um novo programa de pesquisa interdisciplinar preocupado com a compreensão das dimensões temporais e espaciais nas relações das sociedades locais e o meio-ambiente e os efeitos globais acumulados desse relacionamento. É um programa de investigação preocupado com as interações através do tempo entre as sociedades humanas e o meio ambiente e as conseqüências destas interações para a compreensão da formação contemporânea e culturas do passado e as paisagens.

Ecólogos Históricos tem uma visão de longo prazo de História e Paisagem e portanto tendem a ser menos variantes com programas anteriores de investigação da antropologia ambiental.

Ecologia Histórica exemplifica uma revisão dos primeiros conceitos reinante na cultura ecológica, evolucionista, cultura materialista e da teoria dos ecossistemas. É uma interdisciplinaridade, são meios de lidar com aplicações de ambas as ciências, social e a ciência da vida. A mais importante é a restauração ecológica, um sinônimo aplicado da ecologia histórica.

Um Segundo Mundo

Na ecologia histórica a paisagem é um lugar de interação com uma dimensão temporal que é histórica e cultural, como é evolutiva por si mesma e não mais sobre os eventos passados foram inscritos, às vezes,   sutilmente sobre a terra. Ecólogo Histórico registra simples forrageadores e horticultores de coivara como agentes históricos que manifestam passados culturais que desafiam a colocação em um estágio de evolução política. A Ecologia Histórica contestou a noção primitiva e florestas virgens, mas através de diferentes vertentes do pensamento convergente, em análise interdisciplinar em antropologia, geografia, história e ecologia. Essa noção de paisagem na sua versão mais recente tem origem na geografia cultural e histórica. Geógrafos muito cedo derivam a idéia de uma indissociabilidade dos seres humanos e o meio ambiente no contexto da paisagem.

O pensamento de que os humanos estão em toda parte como agentes históricos (para além de sua consciência de ser assim) de mudança na paisagem, tornando-o histórico, quer pela agricultura ou alguma interferência reconhecidamente em outros seres humanos, data da antiguidade clássica. Heródoto propôs que eventos históricos desdobram-se em um lugar físico e que as características do lugar, por sua vez, a mudança através do tempo, ou seja, a cultura e o ambiente estão interligados em um sentido e mudam juntos através dos tempos. Cícero escreveu sobre como humanos, através da domesticação, adubação, irrigação, influenciou a criação de uma segunda natureza.

Em Ecologia Histórica, o conceito de transformação da paisagem, resultando no clamado, homem floresta, foi derivado inicialmente de povos da agricultura agro-florestais. Os mais recentes trabalhos sugerem forragi e sociedades que caminham, também influenciaram a composição da floresta, através de atividades como o plantio de propágulos.

Outros Ecólogos, outras histórias

A distinção entre a ecologia histórica e outros pontos de vista ecológicos tem a ver com o antropocentrismo de uma forma ou de outra. Ecologia histórica difere da ecologia cultural, principalmente, o critério da ação humana, bem como na adaptação ao ambiente.

Ecologia Cultural defende que o ambiente não é transformável. Pelo contrário, os seres humanos é que devem adaptar as suas culturas, tecnologias e as suas populações a ela. Ecologia cultural envolve uma matriz de três concepções do tempo humano, emprestados dos (Annales), são as seguintes: (a) evento, como prazo curto, o fenômeno episódico, (b) ciclo, envolvendo repetitivos padrões estatísticos, mais de uma década, um quarto de século, (c) longa duração, modelos empíricos de história e arqueologia que ocorrem ao longo dos séculos.

A História Ambiental é um assunto bem definido interdisciplinarmente, mas não é uma perspectiva que articula postulado duro, tais como ecologia histórica faz. Neste sentido a ecologia histórica não é uma parte da história ambiental, nem é paralela a ela como uma forma separada do pensamento. História ambiental abrange o seguinte: a história comparada das atividades humanas, amplamente separados ambientes estruturalmente semelhantes, mas com condições politicamente semelhantes e história vista como resultado de comportamentos convergentes, a histórias dos movimentos verdes e a relação destas com a política governamental, a história das ciências ambientais e florestas e da historiografia de escrever a historia ambiental.

Ecologia histórica é diferente, e fundamentalmente, está em desacordo com a teoria dos sistemas ecológicos por uma lógica semelhante do comportamento sensitivo, os seres sapientes com capacidades culturais e não apenas para transformar espécies de ambientes ricos em estéreis de baixa diversidade e homogeneidade da paisagem, que claramente os homens podem fazer e tem feito.

Contingência Histórica e sucessão ecológica.

Ecossistemas sofrem históricas alterações em suas características fundamentais semelhantes a suítes ou guildas de espécie de plantas e animais ao longo do tempo. Há ambientes como os continentais que são mais estáveis e das ilhas que possuem um ecossistema instável propenso a invasões e extinções. Invasão de espécie é um tipo de distúrbio tradicional, de fato, podem ser bióticos ou abióticos. Ele também pode ser cultural e histórico. Quando eles são naturais e comprovadamente não relacionados ao aquecimento global, para a mal concebida construção de barragens e diques, e outros erros humanos.

Ecologia Histórica não trata da síntese do homem, mas centra-se sobre o resultado de sua interação cíclica. Ecólogos Históricos reconhecem que cada passagem deve ser entendida em termos de suas influências, específicas culturas e históricas sucessões sem preconceito em direção a natureza humana. Há dois tipos básicos de sucessão: primária e secundária. Sucessão primária refere-se à colonização inicial de um substrato que não teve nenhuma vida antes, como a sucessão de organismos recém-formada em atóis vulcânicos ou emergentes nas ilhas deltaicos nas barras de ponta de rios sinuosos. Sucessão secundária refere-se à substituição de organismos por outros (como o K selecionado por R microorganismos selecionados), sobre um substrato que tem sido perturbado, como é o caso das bem drenadas terras florestais quando sujeitas a furacões e tornados.

Distúrbios intermediários não conota a intensificação, industrialização, globalização que pode resultar em diminuição da diversidade de espécies por unidade de área.

Há três tipos de diversidades de espécies: diversidade alfa,que é o número de espécies em um local restrito com parâmetros ambientais constantes (tais como drenagem e tipo de solo: diversidade beta, que é a diversidade ao longo de um gradiente ambiental, como a inclinação ou precipitação envolvendo a distância entre as parcelas adjacentes anteriormente apontadas pela diversidade alfa; e a diversidade gama, que é a diversidade de uma região inteira como a Bacia Amazônica.

Impactos humanos diretos podem ser qualitativamente atribuído a uma escala sensível ao tempo e lugar pelo indicativo de perturbação. Ex: forrageamento na pré-história do Ártico, puna nos Andes e a agricultura industrial avançada e globalizada, onde as assinaturas pré-históricas são apagadas como resultado da substituição completa dos grupos de espécies e a intensidade de uso da terra influenciado pela demanda mundial sobre o trabalho agrícola e de commodities.

Transformações primárias e secundárias na paisagem Amazônica

A transformação da paisagem primária nas Bacias Amazônicas Central e Baixa envolveu a construção de túmulos, bem como alterações nos cursos dos rios para facilitar o transporte, com aparentemente insignificantes efeitos sobre a diversidade de espécies. Os efeitos sobre a diversidade alfa e beta são desconhecidos da manipulação pré-histórica do solo e drenagem no Alto Xingu (Baixo Amazonas) por cerca de 1000 dC, bem como em outras áreas da Amazônia de terra negra (solos modificados pelo homem com adição de matéria orgânica).

O habitat dos índios Sirionó da Amazônia boliviana inclui uma paisagem heterogênea de florestas bem drenadas em montes relictuais, florestas ligeiramente inundadas na base de tais montes (chamadas de floresta pampa), e savanas sazonalmente inundadas e mal drenadas, que correspondem aproximadamente dois terços da paisagem. A transformação da paisagem primária que acumulou no Complexo Ibibate (os montes (túmulos) e floresta do pampa adjacente) seria, em termos ecológicos, uma sucessão primária, embora esse termo mais comumente exclui antropogênese da paisagem. A transformação envolveu uma substituição de espécies, tendo uma diversidade alfa de várias ordens de grandeza superior à savana.

Ecologia florestal, portanto, nesses casos de sucessão primária sem causas naturais, é na verdade um artefato da cultura e da sociedade. Talvez, para representar melhor e distinguir o impacto das perturbações mediadas pelo homem daqueles ambientes, dado que é escalar e temporal, deve-se, portanto, referir-se a transformação da paisagem primária e secundária quando se discute a mudança biótica e ambiental em uma escala humana de tempo.

Espécies invasoras e paisagens históricas

As invasões biológicas, por vezes, referem-se apenas a espécies invasoras que substituem outras de espécies estruturalmente semelhantes no novo ambiente, mas o termo aqui se refere a ambas as espécies invasoras no sentido convencional e de doenças invasoras incluindo bactérias, protozoários, vírus e infecções príon, que assumem características de epidemia em relação ao anteriormente exposta flora e fauna nativas, incluindo os seres humanos.

A integração da ecologia da paisagem e da epidemiologia é análogo ao reconhecimento em ecologia histórica que a atividade humana tem sido associada com uma variedade de novos agentes patogênicos e sua distribuição e que organizações políticas das sociedades humanas espelham sua suscetibilidade a doenças epidêmicas, bem como seu potencial de gerar invasões biológicas em ambientes novos. As invasões biológicas que envolvem a transferência e disseminação de espécies invasoras de um ponto para outro têm sido denominadas de sucessão em ação. As espécies invasoras são espécies introduzidas de plantas e animais que se tornaram espécies dominantes da flora e fauna. O sucesso das espécies invasoras, como ervas daninhas, depende de fatores bióticos e históricos, isoladamente ou em combinação, específicos em cada caso. As espécies invasoras podem não ter inimigos naturais no local de entrada (como acontece com as árvores da borracha brasileira, na Malásia), uma visão inicialmente proposta por Darwin. Propágulos de muitas espécies invasoras estão localizados perto de rotas de navegação em seus pontos de origem, em seus lugares iniciais de dispersão, e, portanto, são facilmente transportados muitas vezes como lastro. As espécies invasoras são freqüentemente transportados para novos destinos acidentalmente como no lastro de navios, por exemplo, com as marés vermelhas (Dino flagelados tóxico). As invasões biológicas desde o surgimento dos humanos modernos costumam ter ocorrido com a ação histórica, estes são chamados invasões mediadas por humanos. As invasões biológicas têm causado reduções e extirpações de numerosas espécies, inclusive através de mecanismos de exclusão competitiva direta. No caso de patógenos introduzidos, seu sucesso é apenas mitigado pela medida em que uma população de acolhimento sobrevive e pode ser um reservatório para transmissão endêmica futura.

A barreira da espécie entre os humanos e outros animais é efetivamente discriminada por doenças que são antropozoonóticas (o humano vetor, infectando outros animais), como a tuberculose, sarampo e vírus da herpes humano, e pelo habitat [um exemplo extremo de fragmentação do habitat, que em um sentido geral, nem sempre causa redução na diversidade de espécies ]sendo responsável por mudanças nas relações entre patógenos e hospedeiros, como acontece com a doença de desperdício crônica de cervos, veados de cauda branca. Alguns agentes desenvolvidos em animais domésticos saltaram barreiras de espécies diversas vezes. Tuberculose bovina (de gado doméstico) infectou o bisão selvagem no Canadá, veados, em Michigan, búfalos, leões, leopardos, chitas, kudus e babuínos na África do Sul. Gripe aviária (H5N1 de tipo A do vírus da gripe), que tem potencial para se tornar uma pandemia, é notável pela alta morbidade, bem como ter o potencial de vários vetores: aves selvagens, gatos domésticos, grandes gatos, galinhas, porcos e seres humanos, todos humanos que têm distribuições e interações mediadas por humanos. Scrapie (doença de príon) em ovinos saltou a barreira das espécies e se tornou a doença da vaca louca no gado, uma linhagem que parece ter cruzado a barreira das espécies para os humanos como variante de Creutzfeldt-Jakob. A Ecologia da Doença na medida em que liga os seres humanos e outra biota, afetando a distribuição na paisagem de ambos, torna-se mais plenamente compreensível dentro da temporalidade da ecologia histórica.

Discussão e Conclusões

Com base na noção de que as espécies nativas são mais desejáveis do que as exóticas, não só para a estética, mas por razões relacionadas com a conservaçãoda diversidade biótica, os esforços de restauração da ecologia tendem a se concentrar na eliminação e erradicação de espécies invasoras. Estes esforços têm tido resultados mistos. Restauração ecológica (Ecologia Historica Aplicada), essencialmente, requer o conhecimento das condições de referência de um estado passado da paisagem para atingir autenticidade.

A Ecologia Histórica pode fornecer condições de referência necessária para a autenticidade da reconstrução da paisagem. As fontes variam e são derivados da pesquisa em paleoecologia, etno-história, história e arqueologia da etnografia e etnobiologia; do trabalho de inventário biológico e da investigação sobre os símbolos e a linguagem.

A Ecologia Histórica é interdisciplinar, e em uma de suas disciplinas, a antropologia, é claramente inter-sub-disciplinar. Ecologia Histórico Aplicada pode tornar-se o compromisso holístico do conhecimento a partir de diversas disciplinas para o benefício das sociedades humanas e das biota e paisagens selecionados. É derivado de diversas áreas com o objetivo de determinar as condições de referência das paisagens do passado com o maior grau de autenticidade para o período escolhido para a restauração.

A persistência do problema, em termos de aplicações da ecologia histórica, diz respeito a questões políticas como a que será privilegiada na determinação da profundidade de tempo desejado e do estado associado do conhecimento histórico sobre as paisagens a serem restauradas.

Mário Nascimento
Graduando do curso de Bacharelado em Ciência e Tecnologia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

Nenhum comentário:

Postar um comentário