quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

História Ambiental: Grupo de Discussão

Criei um grupo de discussão sobre História Ambiental para conectar os pesquisadores e estudantes interessados no tema e para abrir um espaço de debate sobre os conceitos, metodologias, objetos de estudo, escalas de análise, perguntas relevantes e outros tópicos que podem surgir a partir da participação dos membros do grupo.

Para participar do grupo, envie um email para mim (simonerfreitas.ufabc@gmail.com) solicitando um convite.


Para postar neste grupo, envie um e-mail para
historia-ambiental@googlegroups.com

Para cancelar a sua inscrição neste grupo, envie um e-mail para
historia-ambiental+unsubscribe@googlegroups.com

Para ver mais opções, visite este grupo em
http://groups.google.com.br/group/historia-ambiental

Rede Brasileira de História Ambiental (RBHA)

Domingo, 04 Janeiro 2009 02:14 - A Rede Brasileira de História Ambiental-RBHA lança a partir do mês de janeiro o portal www.historiaambiental.org - iniciativa inédita no país de centralizar a informação histórico-ambiental.

“O portal tem como princípio ser colaborativo, ou seja, os usuários auxiliarão na construção do banco de dados do site a partir de sua filiação na RBHA”, informa o coordenador da rede o engenheiro agrônomo, Alessandro Casagrande, diretor da Lobo-Guará Consultoria Ambiental.

Os principais objetivos da RBHA são o resgate da memória ambiental brasileira, a divulgação informações através de publicações de artigos e livros, exposições, eventos, projetos correlacionados com outras ciências naturais, parcerias internacionais e centralização do conhecimento histórico-ambiental brasileiro.

A iniciativa é privada e conta com a colaboração de parcerias do meio acadêmico e intelectual para o seu êxito.

“A História Ambiental é uma ciência relativamente recente, desenvolvida por um grupo de pesquisadores americanos em meados dos anos 70, que tomou corpo no Brasil dos anos 90”. Em vários países já se formaram redes de informação sobre a temática, faltava o Brasil, um país importante no mundo pela sua biodiversidade e por toda sorte de exploração ambiental principalmente devido aos seus ciclos econômicos espoliatórios, afirma Casagrande.